Durante a gestação, é comum que as mulheres tenham dificuldades para conseguir dormir profundamente, sem acordar durante a noite. O principal desafio nessa fase da vida é encontrar uma posição confortável para dormir. Conforme os meses da gravidez vão passando, mover-se e ajustar-se na cama também se torna um processo mais difícil.
Aliado a isso, estão outros sintomas físicos que podem interferir na qualidade do sono da gestante:
• Necessidade de ir ao banheiro com frequência para urinar: sintoma comum, visto que o corpo está trabalhando para filtrar mais sangue e esse processo resulta em urina. Além disso, o bebê cresce, exercendo uma maior pressão sobre a bexiga.
• Aumento de frequência cardíaca: o coração precisa trabalhar mais para bombear uma maior quantidade de sangue. Só assim ele será capaz de irrigar sangue suficiente para o útero e para o resto do corpo.
• Falta de ar e cansaço: o aumento do hormônio progesterona, principalmente nas primeiras semanas da gravidez, fará com que a mulher respire mais profundamente, sinta-se mais exausta e fatigada. Além disso, a dilatação do útero também exercerá uma pressão contra o diafragma, dificultando um pouco a respiração.
• Dores nas pernas e nas costas: essas dores são causadas pelo aumento de peso e pelo esforço extra que é feito para realizar atividades comuns.
• Indigestão e constipação: durante a gravidez, a digestão se torna mais lenta, o que pode causar dores no estômago e prisão de ventre. Além disso, a dilatação do útero pode pressionar o estômago e/ou o intestino grosso.
• Estresse e ansiedade: os pais podem estar preocupados com a saúde do bebê ou se sentindo nervosos com outros aspectos, como o parto ou sobre os cuidados que terão com a chegada do bebê. Esses sentimentos são normais, mas podem atrapalhar as noites de sono.
Um estudo feito pela Escola de Medicina de Pitt, nos EUA, apontou que a má qualidade e quantidade de sono durante a gravidez pode afetar o funcionamento do sistema imunológico, interferindo no desenvolvimento da criança. Além disso, esses distúrbios no sono também podem provocar irritações, cansaços e mal-estar durante o dia na mulher. Por esse motivo, mesmo com todos os desafios que citamos acima, dormir bem é essencial para a saúde da gestante e do bebê. Nessas horas de sono, a mamãe recarrega as energias e se prepara para a chegada tão esperada do seu filho.
Dicas para dormir melhor
Em cada etapa da gravidez a mamãe passará por diferentes desafios, com sintomas físicos que se diferenciam a cada trimestre. Abaixo, falamos desses sintomas específicos de cada fase e damos dicas de como dormir melhor:
Primeiro trimestre
No primeiro trimestre de gravidez, a gestante sentirá mais sono e cansaço, devido ao aumento do hormônio progesterona. Além do corpo fatigado com as rápidas mudanças, outros desafios dessa etapa podem interferir na qualidade do sono. A mulher começa a sentir dores nos seios e na pélvis, as idas ao banheiro aumentam e os enjoos, comumente matinais, podem também acontecer durante a madrugada.
Dicas para dormir melhor no primeiro trimestre de gravidez:
• Tirar cochilos durante o dia. Recomenda-se duas sonecas de 30 minutos cada;
• Reduzir a ingestão de líquidos após as 18 horas, para evitar as idas frequentes ao banheiro durante o sono;
• Praticar exercícios durante a parte da manhã ou tarde, estimulando a circulação sanguínea e promovendo uma noite de descanso mais tranquila;
• Evitar a ingestão de comidas e bebidas estimulantes como café e refrigerante, por exemplo, pois esses alimentos interferem na qualidade do sono.
Segundo Trimestre
As drásticas mudanças do primeiro trimestre ficaram para trás e o metabolismo desacelera um pouco. Ainda assim, o sono pode ser interrompido por dores e cãibras nas pernas, queimaduras no esôfago, que se agravam quando deitada, e ansiedade.
Dicas para dormir melhor no segundo trimestre de gravidez:
• Como o processo de digestão se torna mais lento, o ideal é evitar alimentos gordurosos, picantes e ácidos durante o dia e comer jantares mais leves.
• É essencial tirar momentos durante o dia para relaxar e esvaziar a mente. Dessa maneira, a gestante ficará mais tranquila e confiante, contribuindo para um sono mais profundo e restaurador.
Terceiro Trimestre
Considerando a ansiedade da iminente chegada do filho, dormir bem nessa etapa é essencial para o desenvolvimento final do bebê. Nesses últimos meses, a dor na lombar pode atrapalhar o sono. Além disso, podem ocorrer muitas idas ao banheiro, distúrbios respiratórios (ronco) e formigamento nas pernas.
Dicas para dormir melhor no terceiro trimestre de gravidez:
• Dormir na posição correta, a qual vamos explicar melhor abaixo, e com o apoio de travesseiros, evitando o ronco e as dores na lombar;
• Duas horas antes de dormir em diante, a gestante deve evitar beber líquidos, diminuindo as idas ao banheiro;
• Banhos quentes e massagens nos pés antes de dormir ajudam no relaxamento dos músculos e, consequentemente, em uma melhor noite de sono.
• Caminhadas leves e alongamentos melhoram a circulação do sangue, promovendo a saúde e o bem-estar.
• Comer alimentos ricos em ferro e ácido fólico favorecem na redução do formigamento das pernas.
Qual é a melhor posição para a grávida dormir?
Além das dicas que demos acima, uma posição correta para dormir trará conforto e bem-estar para a gestante, contribuindo para uma boa noite de sono.
As grávidas devem evitar dormir de costas (barriga para cima), pois nessa posição o peso do útero exercerá pressão na coluna, nos músculo das costas e nos vasos sanguíneos, o que dificulta a circulação do sangue e causa cansaço. Além disso, a mulher poderá sentir dores musculares, inchaço e alterações na pressão arterial. Roncar pode ser outra consequência, podendo levar até mesmo à apneia do sono (interrupção na respiração durante o sono).
Dormir de bruços também é uma posição não muito confortável para as gestantes, principalmente com o aumento do volume abdominal a partir do quinto mês. O ideal é que, desde o começo da gestação, a mulher tente se adaptar a dormir na posição lateral.
Dormir de lado, com os joelhos levemente dobrados, é uma das posições mais confortáveis para as grávidas, além de ser indicada pelos médicos. Ao dormir do lado esquerdo, a gestante tira a pressão da veia cava inferior, proporcionando melhores condições para a circulação sanguínea e oxigenação do bebê. Além disso, essa posição alivia o stress da lombar e previne o ronco.
Ao dormir de lado, a mamãe pode colocar um travesseiro entre as pernas e um suporte de travesseiro abaixo da barriga. Se quiser e se sentir confortável, ela pode ainda colocar outro travesseiro de apoio nas costas.
Travesseiros para gestantes
A Múltiplo Conforto e Saúde possui produtos que auxiliam no sono da gestante. Confira:
O Body Comfort é um travesseiro completamente anatômico que se ajusta ao contorno natural do corpo, proporcionando um suporte integral, envolvendo cabeça, costas e joelhos simultaneamente.
Ideal para as gestantes, pois proporciona conforto postural para dormir de lado.
Esse travesseiro deve ser colocado entre os joelhos, proporcionando a sustentação necessária para alinhar a coluna vertebral da gestante durante o sono. Travesseiro leve, macio e livre de alergias, feito com capa removível em algodão percal. Saiba mais.
O Rolo de Apoio No Allergy tem formato cilíndrico, que pode ser utilizado como apoio das costas da gestante, formando uma parede que mantem a grávida na posição de decúbito lateral (posição em que se fica deitado de lado com ambos os braços para frente e os joelhos flexionados).
O encosto anatômico triangular é ideal para as horas de descanso. Pode ser utilizado como apoio para as pernas, estimulando a circulação sanguínea e ajudando a desinchar os membros inferiores.
A gravidez é uma etapa única e inesquecível que marca uma nova fase na vida da mulher. Viva intensamente esses momentos e conte conosco para proporcionar conforto e carinho para as suas noites de sono!