Aprenda como escolher o protetor de colchão com 4 dicas


Não sabe como escolher o protetor de colchão correto? Aprenda!
Não sabe como escolher o protetor de colchão correto? Aprenda!

Os cuidados que devemos ter com os acessórios que usamos para dormir devem ir além do aspecto decorativo. É fundamental para a sua saúde e bem-estar que eles sejam confortáveis e estejam sempre limpos. Nesse sentido, saber como escolher o protetor de colchão pode fazer muita diferença na qualidade de vida.

Com o tempo, é comum que o colchão acumule ácaros, fungos e bactérias. O protetor impede que esses microrganismos se instalem e proliferem, protegendo o usuário de alergias e complicações respiratórias. Além dessa função, ele também garante maior longevidade para o colchão.

Pensando na importância desse item, elaboramos este post com dicas sobre os principais aspectos que devem ser considerados na hora da escolha. Confira!

Como escolher o protetor de colchão

A escolha de um protetor deve considerar vários aspectos, de forma a atender as necessidades individuais, os materiais utilizados na confecção e o tamanho compatível com o colchão. Veja as nossas dicas para saber quais são esses aspectos:

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

1. Confira o tamanho correto

Um aspecto importante a considerar diz respeito ao tamanho dos protetores, pois são confeccionados em diferentes dimensões. Dessa forma, para não errar na escolha, é fundamental medir o colchão a fim de não haver sobras nem ficar muito apertado — ele deve ter a medida exata para “vestir” o colchão.

Os protetores são confeccionados em medidas para colchões de casal (king ou queen), de solteiro e berços. Há, também, a possibilidade de serem encomendados sob medida.

2. Verifique o material

Os protetores em PVC são forrados internamente com TNT, material que encorpa o produto, porém devem ser utilizados sempre com um lençol para evitar possíveis alergias. Também são impermeáveis e não exigem lavagens frequentes, bastando um pano úmido para a limpeza — quanto menos for lavado, maior será a durabilidade.

Há também a opção do produto confeccionado em tecido de poliéster, forrado com PVC e TNT, que pode ser lavado normalmente, proporcionando praticidade na higienização frequente.

Modelos em algodão são mais suaves e delicados ao toque. Forrados com PVC, garantem bloqueio de infiltrações de líquidos e ácaros. A limpeza pode ser feita com pano úmido ou lavagem normal.

3. Dê preferência ao impermeável

Um dos fatores importantes na escolha do protetor de colchão é a impermeabilidade. Essa é uma característica que confere muitos benefícios, tanto para a proteção do colchão quanto para a saúde de quem o usa.

O protetor impermeável é perfeito para adultos com incontinência urinária, pessoas acamadas, além de crianças que ainda molham a cama. Ele impede que os resíduos penetrem no colchão, evitando odores, manchas e proliferação de bactérias, aumentando, consequentemente, a durabilidade do colchão.

4. Analise outras opções

Além dos modelos dos protetores já comentados, há também outras opções. Os que têm tecidos com tecnologia apresentam capacidade para manter uma temperatura agradável e inibem a umidade do corpo, sendo ideais para as ocorrências de sudorese e enurese.

Nesse sentido, o Dry Top é um produto que conta com proteção de íons de prata e tecido em jacquard matelassê, que revitaliza o colchão, aumenta o conforto e bloqueia a passagem de líquidos.

Outro acessório igualmente importante é o lençol com nanotecnologia, que elimina fungos, bactérias e não aloja ácaros, mantendo o tecido livre de agentes nocivos à saúde. O produto associa um tecido impermeável com revestimento em malha dupla, proporcionando conforto e segurança com muita qualidade e ajuste perfeito.

Conforme vimos neste post, a proteção do colchão é fundamental para a manutenção da saúde e o prolongamento da vida útil desse item, sendo importante saber como escolher o protetor de colchão com base em características que devem atender às diferentes necessidades.

Gostou das dicas? Então, não deixe de ler também o nosso artigo sobre a importância da capa para travesseiro na prevenção de alergias e garantia de um sono tranquilo. Boa leitura!

Qualidade do sono em várias fases da vida

Previous Travesseiro antirrefluxo: entenda como funciona para crianças e bebês
Next Você sabe todas as vantagens da almofada para amamentação?

MENU

Back