Travesseiro antirrefluxo: entenda como funciona para crianças e bebês


Conheça as vantagens de um travesseiro antirrefluxo para crianças e bebês
Conheça as vantagens de um travesseiro antirrefluxo para crianças e bebês

refluxo em bebês é motivo de preocupação para muitos pais, contudo, trata-se de uma situação comum nessa fase e que, na maioria das vezes, não se refere a problemas mais graves de saúde. Uma das formas de amenizar ou até corrigir o incômodo é a utilização de um travesseiro antirrefluxo.

A regurgitação do leite é normal em bebês e advém da imaturidade do organismo. O anel muscular (esfíncter) que liga o estômago ao esôfago não está completamente desenvolvido, provocando o retorno de alimentos e líquidos ingeridos.

Neste artigo, comentaremos sobre o travesseiro antirrefluxo, os aspectos a serem considerados na escolha e alguns cuidados que devem ser tomados para evitar o refluxo. Confira!

O travesseiro antirrefluxo

O travesseiro antirrefluxo é elaborado com espuma. Seu formato de “rampinha” promove uma pequena inclinação para que a cabeça e o tronco fiquem levemente mais altos em relação ao resto do corpo, favorecendo a digestão e impedindo que o alimento retorne.

Ele deve ser utilizado entre o colchão e o lençol, ficando totalmente preso e garantindo, assim, a segurança ao bebê.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Modelos ideais para crianças e bebês

Antes de optar por um travesseiro, é importante analisar as necessidades individuais da criança. Para bebês, é indicado um travesseiro fino e pequeno, com propriedades  antissufocantes — como alguns modelos especiais.

Esses produtos diferenciados são elaborados com espuma, o que oferece suporte, maciez e suavidade, além de evitar a pressão demasiada na cabeça da criança. Eles também permitem a lavagem e secagem em máquinas, garantindo que estejam sempre limpos e livres de microrganismos.

Além dos travesseiros de modelo reto, há também a almofada antirrefluxo, que auxilia no controle do refluxo dos bebês e é utilizada em sobreposição ao colchão.

Outros modelos que podem auxiliar na postura correta do bebê e garantir segurança em diferentes momentos são:

  • almofada de amamentação — auxilia a mãe a segurar o bebê em postura correta e confortável durante a amamentação;
  • assento estofado para carrinho — promove conforto e segurança nos passeios;
  • colchonete baby — produto multiuso que proporciona conforto e sustenta o peso do bebê;
  • colchonete para moisés — muito confortável, podendo ser utilizado como minicama.

Escolha e cuidados com o travesseiro

Na hora de escolher um travesseiro, é importante observar o tipo de material, preferindo sempre os que ofereçam tratamentos antiácaros e antialérgicos para reduzir o risco de complicações respiratórias.

higienização, tanto do travesseiro quanto da fronha, é fundamental para a proteção da saúde dos pequenos, evitando o acúmulo de pó e resíduos de alimentos. Eles devem estar sempre limpos e bem secos antes de serem utilizados, pois, a umidade provoca a proliferação de microrganismos.

Mesmo os modelos antialérgicos e antiácaros precisam ser lavados e ter as fronhas trocadas frequentemente. Para higienizá-los, é sempre importante seguir as orientações na etiqueta do produto, já que alguns não podem entrar em contato com a água e/ou secadora de roupas.

Os cuidados essenciais para prevenção e controle do refluxo

A prevenção do refluxo em bebês depende de cuidados quanto à postura da criança ao deitar, dormir e mamar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a inclinação para deitar e dormir deve ser leve — entre 10º e 20º.

Para amamentar, a mãe deve segurar o bebê apoiando toda a coluna da criança em seus braços, evitando a flexão do abdômen. A mamadeira não deve ser oferecida para dormir ou durante madrugada, já que o pequeno precisa ficar no colo ou sentado por, no mínimo, 30 a 40 minutos para permitir a digestão.

Conforme pudemos observar, o travesseiro antirrefluxo é um grande aliado na prevenção e controle do refluxo nos bebês. Esperamos que este artigo tenha solucionado suas principais dúvidas sobre o produto. Caso queira obter mais informações, entre agora mesmo em contato conosco.

Qualidade do sono em várias fases da vida

Previous O que fazer agora para trabalhar sua apneia do sono?
Next Aprenda como escolher o protetor de colchão com 4 dicas

MENU

Back