Como o cadeirante pode evitar as úlceras de pressão?


colchão caixa de ovo piramidal ortopédico

As úlceras de pressão, também conhecida como escaras de pressão é um tipo de lesão que pode ocorrer na pele, atingindo diferentes níveis de gravidade. Elas começam com uma leve vermelhidão, passando gradativamente para as feridas expostas.

 

Causas das escaras de pressão

As escaras ocorrem pela prolongada falta de irrigação sanguínea (consequente falta de nutrientes) em certas áreas do corpo. O que faz com que isso ocorra é a pressão que um objeto (cama, cadeira) exerce contra um osso ou cartilagem, impedindo a circulação. A umidade e a fricção ajudam agravar essas lesões.

 

Áreas do corpo mais atingidas por úlceras de pressão

As feridas podem aparecer em várias partes do corpo. Os lugares mais atingidos são os pontos de apoio do corpo como atrás da cabeça, costas, quadril, cóccix, nádegas, cotovelos e calcanhares. Os cadeirantes estão mais sujeitos a ter escaras na região do ísquio, osso que serve de apoio na posição sentada.

 

Quem pode ter escaras?

Estão dentro do grupo de risco: pessoas que estão imóveis por um longo período de tempo, cadeirantes, idosos, pacientes acamados, portadores de diabetes e pacientes que perderam a sensibilidade tátil ou térmica.

 

Como evitar úlceras de pressão

Evitar os pontos de pressão é um dos mais importantes passos para se evitar o surgimento delas. Confira mais as dicas para prevenir escaras:

  • Pessoas em cadeiras de rodas ou que permanecem sentadas por muito tempo devem mudar de posição a cada quinze minutos, a fim de aliviar os pontos de pressão. Já pacientes acamados precisam ser mudados de posição a cada duas horas.
  • Ter uma alimentação adequada e rica em nutrientes.
  • Manter a pele sempre limpa, hidratada e seca.
  • Usar colchões e almofadas que são ideais para proteger e aliviar os pontos de pressão.

 

Tratamento para as escaras

Toda a suspeita de escara deve ser avaliada por um médico o quanto antes, que irá analisar o grau da lesão e definir o tratamento mais adequado.

O tratamento específico consiste na limpeza da ferida com soro fisiológico, curativos, dieta saudável e alívio dos pontos de pressão. Em casos mais avançados, avaliados por um profissional de saúde, poderão ser ministrados antibióticos e curativos especiais.

As úlceras de pressão podem ser difíceis de tratar e ter uma longa demora na recuperação. Dessa maneira, a prevenção é um dos pontos mais importantes para quem está no grupo de risco.

 

Assento Ortopédico Antiescaras

O assento ortopédico da Múltiplo Conforto e Saúde tem o formato piramidal, o que permite a passagem de ar, tornando-o antiescaras de pressão. Esse formato permite o respiro ativo da pele e proporciona um efeito massageador, além de ser absorvente.

assento ortopédico almofada cadeira de rodas

 

Além disso, a almofada é feita de látex, um tipo de espuma mais densa, conferindo uma maior durabilidade e conforto do que as espumas comuns.

A capa dessa almofada conta com a tecnologia Hikoflex, feita com fios de poliéster GEL, proporcionando um toque refrescante e mantendo a temperatura ideal para o corpo.

 

Colchão Piramidal Antiescaras

O colchão ortopédico da Múltiplo Conforto e Saúde também tem o formato de piramidal, tornando-o antiescaras de pressão.

Colchão ortopedico antiescaras


A espuma é feita em látex, o que proporciona um maior conforto e um retorno imediato após ser pressionado.

Anterior Como higienizar a almofada da cadeira de rodas?
Próximo Dicas essenciais para cuidar de pessoas acamadas

1 comentário

  1. 10/02/2016
    Responder

    Isso é muito importante. Muita gente acha que o cadeirante não tem problemas por ficar sentado o tempo todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *