6 Dicas para ter uma viagem mais tranquila e com qualidade


Dicas para ter uma viagem mais tranquila e com qualidade

Viajar é uma atividade muito prazerosa. Mas quando o destino é longe e requer algumas horas de percurso, é preciso ter alguns cuidados para garantir o conforto e bem-estar.

Preparamos algumas dicas para que você tenha uma viagem mais confortável! Confira:

 

1 – Mantenha-se hidratado

Independente de qual seja o meio de transporte (avião, ônibus ou carro) é muito importante estar bem hidratado. Nas viagens, o ar condicionado presente no carro, no ônibus na aeronave é muito seco, podendo causar desidratação e ressecamento da pele depois de algumas horas de exposição.

Existem alguns níveis de desidratação que uma pessoa pode sofrer. Em viagens, geralmente não são verificados altos níveis de desidratação.

Ainda assim, mesmo que seja em um grau leve, ela pode causar desconfortos físicos como boca seca, cansaço, dor de cabeça, prisão de ventre e tonturas.

Para manter-se hidratado durante toda a viagem, evite consumir bebidas com cafeína ou álcool e procure beber água mineral, mesmo que você não sinta sede. Uma dica é levar a sua própria garrafa de água próxima a você durante todo o percurso. Para se hidratar você pode também ingerir chá de hortelã, que possui propriedades que reduzem a sonolência e a fatiga.
Além disso, para combater o ressecamento dos lábios, olhos e nariz, utilize protetor labial, colírio e conta-gotas nasal, respectivamente.

 

2 – Use roupas leves e confortáveis

Para maximizar o seu conforto durante toda a viagem, opte por roupas mais leves. Evite usar roupas apertadas que podem dificultar a respiração, além de prejudicarem a circulação sanguínea nos pontos em que fazem pressão.

Ao escolher as roupas, não se esqueça de levar em conta a condição climática do local de destino. Esteja preparado também com artigos extras, como meias e um casaco, caso você sinta frio inesperadamente.

 

3 – Movimente-se com frequência

Para estimular a circulação sanguínea e evitar o inchaço dos membros inferiores e dores no corpo, é muito importante movimentar-se.

Além de aliviar desconfortos, movimentos como alongamento no próprio assento ou uma pequena caminhada também diminuem os riscos de trombose venosa profunda, uma condição em que se formam coágulos sanguíneos em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas.

Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue, causando inchaço e dor na região. Os riscos de trombose aumentam quando se passa sentando por longas horas.

Experimente movimentar-se a cada hora gastando um ou dois minutos com as dicas abaixo:

• Faça alongamentos dos braços e pernas, sempre que sentir-se desconfortável;
• Movimente os pés em círculos. Flexione e estique as pernas para incentivar o fluxo de sangue e evitar o inchaço;
• Faça movimentos circulares com o pescoço para promover a circulação e aliviar a tensão dessa região;
• Se possível, faça uma caminhada a cada duas horas no corredor do avião ou do ônibus. Nesses casos de longas viagens, vale a pena escolher a poltrona do corredor, para facilitar essa mobilidade. Se a viagem for de carro, faça paradas para levantar-se e movimentar as pernas.
• Ter os pés ligeiramente levantados também ajudará na melhor circulação sanguínea e evitará a dor nas articulações. Você pode levar consigo um apoio de pés inflável, um objeto que ocupa pouco espaço e que será muito útil durante a viagem.
• Para manter-se alerta e reduzir os efeitos da pressão atmosférica sobre o corpo (em viagens com diferença de altitude), o movimento de mascar chiclete é recomendado. Sim, quando uma pessoa masca chiclete, os seus músculos faciais são estimulados e o sangue circula melhor até a face, oxigenando melhor o cérebro.

 

4 – Tenha um kit para as suas necessidades

Leve um pequeno nécessaire com a sua escova de dente, pasta dental, pente, desodorante e o que mais achar necessário, para ficar mais perto de você e permitir acesso rápido durante a viagem. São artigos que ajudarão na sensação de bem-estar, deixando a sua viagem mais tranquila caso ela demore mais do que o esperado.

Nesse kit, coloque também um bom fone de ouvido para isolar possíveis sons desagradáveis. Nada impede também que você leve consigo alguns snacks para um lanche rápido, como uma barra de cereal ou biscoitos e frutas.

Se você gostar de ler, uma dica legal é levar um bom livro ou revistas que ajudarão a passar o tempo durante o percurso. Caça-palavras, MP3, games portáteis e tablets também poderão garantir a diversão.

 

5 – Cuide da sua alimentação

Antes de viajar, evite a ingestão de alimentos pesados, gordurosos ou com adição de açúcar, que podem trazer a sensação de enjoo ou mal-estar durante a viagem. Mesmo nas refeições principais, busque ingerir proteína e fibras, que dão energia e contribuem para fazer você se sentir satisfeito.

Além disso, procure planejar como será a sua alimentação durante o percurso, para evitar salgadinhos e outros industrializados, que prejudicam a saúde, além de não satisfazerem o apetite em longo prazo. Para lanchinhos rápidos, prefira frutas firmes (ex.: maçãs), vegetais (ex.: aipo, cenoura), barras de cereal, nozes ou biscoitos integrais.

Acima de tudo, lembre-se que moderação é a palavra de ordem!

 

6 – Descanse

Dormir é uma excelente ideia para descansar e evitar enjoos, além de sentir que o tempo passa mais rápido.

Confira algumas dicas para descansar durante a viagem:

• Relaxe e limpe sua mente. Evite pensar em problemas ou coisas complicadas que manterão você agitado. Tente imaginar uma paisagem serena e tranquila, com suas planícies e montanhas.
• Dentro do avião ou ônibus, coloque o seu assento a angulação de 135 graus. Na hora da refeição, retorne à angulação próxima de 90 graus.
• Para aliviar a compressão da coluna, coloque um travesseiro ou manta entre sua lombar e o assento. Isso ajudará a evitar as desconfortáveis dores musculares nessa região.
• Além disso, para relaxar e dormir mais rapidamente, uma leve máscara de olhos, os fones de ouvido (ou um protetor auricular), uma manta leve e um travesseiro para apoiar o seu pescoço e cabeça. Esse apoio manterá a sua postura correta, poupando dores musculares e tornando a sua viagem muito mais agradável.

Ao escolher o seu travesseiro ou almofada de pescoço, busque por um que proporcione todo o conforto necessário para a sua viagem!

 

Confira as nossas indicações:

Apoio-cervical-My-Travel

O Apoio Cervical Visco da Fibrasca é ideal para relaxamento da cervical, principalmente para uso durante viagens e para descanso.

Feito com material viscoelástico, tecnologia desenvolvida pela NASA, traz sustentação para relaxar durante o uso no carro, no avião no ônibus e, até mesmo, em casa! Vem com capa removível facilitando a higienização do produto. Seu revestimento é composto de um tecido em 1800 fios, além de ser removível para lavar. Muito macio e confortável.

Capa-Multiuso-Personal-Care

Além do apoio cervical, você pode optar também pela Capa Multiuso Personal Care, que acompanha você em qualquer lugar! Ela pode ser utilizada na versão dobrada durante as viagens, seja no ônibus, avião ou carro. Irá ocupar menos espaço e garantir muito conforto!

Além disso, a Capa Multiuso Personal Care possibilita que você tenha em qualquer lugar aquele aconchego que sente em casa, sem precisar se preocupar com travesseiros muito baixos, muito altos ou muito finos, que eventualmente possa encontrar pelo caminho. Ela se ajusta adequadamente a qualquer travesseiro, incorporando suas melhores características, além de ajustar a altura, caso seja muito baixo.

Sua capa é tecida em poliéster malha dupla, com pontos bordados em fio prata. Conta ainda com o tratamento Íons de Prata, uma nanotecnologia exclusiva que proporciona ação anti bactericida, anti ácaro e anti fungos, eliminando a presença destes agentes nocivos à saúde, agindo na oxidação da prata com a neutralização destes micro-organismos.

Gostou das nossas dicas? Aproveite as suas viagens com muito mais conforto e curta muito todos os momentos inesquecíveis!

Anterior Como garantir mais segurança para o sono do bebê
Próximo Dicas de como limpar e higienizar seu travesseiro

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *